sexta-feira, 10 de junho de 2016

Prévia da oficina




Prévia/Roteiro

O grupo Pego no Ato fará sua oficina sobre documentos forjados. Nossa inspiração inicial foi a carta forjada por Andressa Wagner, secretária do pai do menino Bernardo, passando-se por Odilaine Uglione, a mãe ( suposta carta escrita pela mãe de Benardo). A falsificação foi descoberta com uma análise das características da caligrafia e foi questionada a semelhança da assinatura da carta com a do documento de identidade de Odilaine (MP avalia pedido de reinvestigar morte da mãe de Bernardo). Desse documento de identidade surgiu a ideia de analisar documentos de identidade para verificar a autenticidade desses. Vamos expor na oficina uma cópia da carta e da carteira de identidade.
Nossa atividade principal consiste, portanto, em avaliar três documentos de identidade. Os participantes terão à disposição um informativo com uma breve explicação do que é arquivologia e de que se tratam as análises diplomática e tipológica, além de um material que aborda formas de identificar um documento de identidade falso. Depois que os participantes derem seus palpites, revelaremos se eles estão certos ou não e por que.
Promoveremos também uma atividade secundária que consiste em avaliar se um ingresso de cinema emitido via internet é verdadeiro ou não. Depois que os participantes derem seus palpites, revelaremos se eles estão certos ou não e por que.
Ao final das atividades, daremos a cada participante um pequeno certificado de participação. Antes de entregá-lo à pessoa, explicaremos o que aquele documento representará a partir da perspectiva do fundo do participante em questão e relacionaremos as características arquivísticas desse documento às dos outros documentos utilizados durante a oficina em seus respectivos contextos*.

*Metodologia (e desenvolvimento pedagógico) no que se refere à parte arquivística.


Fundos, tipologias e espécies dos documentos utilizados

Carta de suicídio forjada
Fundo: Andressa Wagner
Tipologia: Carta de suicídio para inocentar suspeitos
Espécie: Carta de suicídio

Carteira de identidade (Odilaine Uglione)
Fundo: Odilaine Uglione
Tipologia: Carteira de identidade para identificação de cidadão
Espécie: Carteira de identidade

Carteira de identidade (Lígia Gonçalves Carneiro)
Fundo: Lígia Gonçalves Carneiro
Tipologia: Carteira de identidade para identificação de cidadão
Espécie: Carteira de identidade

Carteira de identidade (Paloma Conceição Rodrigues)
Fundo: Paloma Conceição Rodrigues
Tipologia: Carteira de identidade para identificação de cidadão
Espécie: Carteira de identidade

Carteira de identidade (Jandira Teixeira Chaves)
Fundo: Jandira Teixeira Chaves
Tipologia: Carteira de identidade para identificação de cidadão
Espécie: Carteira de identidade

Ingresso de cinema
Fundo: Lígia Gonçalves Carneiro
Tipologia: Ingresso de cinema para assistir filme
Espécie: Ingresso de cinema

Certificado de participação
Fundo: *Nome do participante*
Tipologia: Certificado de participação para comprovação de participação
Espécie: Certificado de participação


Oficina virtual (prévia)

Bem-vindo(a) à oficina virtual do grupo Pego no Ato!

Hoje vamos falar sobre documentos forjados.

Nossa inspiração inicial para essa oficina veio de um caso notório: a carta forjada por Andressa Wagner, secretária do pai do menino Bernardo, passando-se por Odilaine Uglione, a mãe (perito confirma que a suposta carta de suicídio foi escrita pela secretária). A falsificação foi descoberta com uma análise das características da caligrafia e foi questionada a semelhança da assinatura da carta com a do documento de identidade de Odilaine (MP avalia pedido de reinvestigar morte da mãe de Bernardo). Desse documento de identidade surgiu a ideia de analisar documentos de identidade para verificar a autenticidade desses.

(Incluir aqui imagens da carta e da carteira de identidade)

Antes de começarmos, é preciso que você aprenda um pouco sobre alguns conceitos básicos da arquivologia.

(Incluir aqui informativo com uma breve explicação do que é arquivologia e de que se tratam as análises diplomática e tipológica)

Atividade 1

Nossa atividade principal consiste em avaliar três documentos de identidade. Se você desejar, pode dar uma olhada nesse material que aborda formas de identificar um documento de identidade falso antes de analisar essas três carteiras de identidade.

(Incluir aqui material que aborda formas de identificar um documento de identidade falso)

Pronto? Ok! Agora é Hora de avaliar os documentos! Você acha que eles são verdadeiros ou falsos? E por quê?

(Inserir aqui imagens das carteiras de identidade)

E aí? Qual foi o seu palpite?

Acredite ou não, as duas primeiras são verdadeiras e a terceira é falsa. A primeira, apesar de verdadeira, faz parte de um lote de documentos emitidos em um suporte (material) de qualidade muito ruim, fazendo com que ele fique manchado como está. No entanto, a presença do código feito com furos no papel e das informações da parte interna do documento ajudam a comprovar sua autenticidade, bem como a da segunda carteira (que não está com o material prejudicado). Já a terceira é uma cópia plastificada, o que impossibilita uma avaliação mais minuciosa dos furos e de quaisquer informações na parte interna.

Atividade 2

Essa atividade secundária consiste em avaliar se um ingresso de cinema emitido via internet é verdadeiro ou não. O que você acha? E por que?

(Inserir aqui imagem do ingresso)

Qual foi a sua opinião?

Pois eu te digo que esse ingresso é falso. Não há nada mais simples do que mudar as informações de um ingresso usando qualquer editor de imagens, e foi isso que foi feito com esse documento. Sem o reconhecimento de que a leitura do código de barras corresponde à informação escrita, o código pode ser de qualquer coisa (ou simplesmente de outro filme, como é o caso). E é raro vermos leitores de código de barras na entrada dos cinemas, não é?

Parabéns!

Você concluiu quase toda essa oficina! Agora só falta seu certificado de participação...

(Inserir aqui imagem do certificado de participação)

Vamos supor que você recebeu esse certificado com o seu nome, carimbado e assinado por nós do Pego no Ato. O que ele representa nas perspectivas diplomática e tipológica e em se tratando do seu fundo pessoal?

(Inserir aqui informativo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário