sexta-feira, 6 de maio de 2016

Iniciando o Mapeamento de Processos




Explanações referentes a como o mapeamento de processos pode melhorar o desempenho das atividades administrativas

Ferramentas como o Bizagi facilitam a aplicação da tecnologia da informação ao mapeamento de processos. Mapear processos tem um importante papel na otimização de atividades administrativas porque possibilita ampla participação de todos os envolvidos e torna possível a visualização de detalhes, fazendo com que os pontos positivos e negativos do dado processo fiquem mais evidentes. Dessa forma, é mais fácil aperfeiçoar as atividades de acordo com as necessidades dos administradores.

Sugestão de bibliografia

Nossa sugestão é um artigo que relaciona a criação da lei de Sarbanes-Oxley, que trata de responsabilidade administrativa, com o mapeamento de processos, apresentando este como uma ferramenta para a gestão de atividades de forma responsável.
“Em 30 de julho de 2002, o Presidente George W. Bush assinou a Lei Sarbanes-Oxley e a apresentou ao conhecimento coletivo dos líderes empresariais e funcionários do governo no mundo inteiro. Criada pelos senadores americanos Paul Sarbanes e Michael Oxley, a Lei contém 11 títulos e foca principalmente a responsabilidade penal da diretoria. Repleta de reformas para governança corporativa, divulgação e contabilidade, a nova Lei busca “reparar” a perda da confiança pública nos líderes empresariais norte-americanos e enfatizar mais uma vez a importância dos padrões éticos na preparação de suas informações financeiras.”

DE OLIVEIRA, Raquel Valente. A Lei de Sarbanes-Oxley como nova motivação para mapeamento de processos nas organizações http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2006_tr450313_8769.pdf


Como isso reflete na gestão documental do nosso tema em específico?

Nosso tema trata de falsificações e documentos forjados. Com o auxílio do mapeamento de processos, é mais fácil a prevenção para que não sejam produzidos documentos sem autenticidade, pois todas as etapas são devidamente supervisionadas e a organização geral das atividades é monitorada de forma mais efetiva – de tal modo que dificulta a criação de documentos não-legítimos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário